MELD (Model for End-Stage Liver Disease)

O MELD (Model for End-Stage Liver Disease) é um escore que inclui creatinina sérica, níveis de bilirrubina e INR, para avaliar o prognóstico na cirrose - veja uma calculadora aqui. É utilizado para alocação de órgãos em transplante de fígado.

O escore MELD-Na (que considera o sódio sérico em seu cálculo) parece fornecer uma previsão de mortalidade mais precisa em comparação com o escore MELD original, especialmente em pacientes com hiponatremia.
 


Referências:

  1. Goudsmit BFJ, Putter H, Tushuizen ME, de Boer J, Vogelaar S, Alwayn IPJ, van Hoek B, Braat AE. Validation of the Model for End-stage Liver Disease sodium (MELD-Na) score in the Eurotransplant region. Am J Transplant. 2021.

APROVEITE E LEIA:

9 de Setembro de 2024

Lesão Hepática Induzida por Drogas (DILI)

A lesão hepática induzida por drogas (também chamada de DILI, do inglês drug induced liver injury) é uma das principais causas de insuficiência hepática aguda. A DILI pode ser responsável por até 4% das internações por icterícia. Um artigo do Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine avaliou os principais medicamentos relacionados a DILI. Este tópico aborda os resultados do estudo e o manejo do paciente com DILI.