Melena, hematoquezia e hematêmese são termos clínicos usados para descrever diferentes manifestações de sangramento gastrointestinal, cada uma com características e origens distintas.
Melena: fezes negras e pegajosas. Tipicamente indica sangramento do trato gastrointestinal superior, como do esôfago, estômago ou duodeno. A cor negra resulta da digestão do sangue à medida que ele passa pelo trato gastrointestinal.
Hematoquezia: presença de sangue vermelho vivo pelo reto. Geralmente indica sangramento do trato gastrointestinal inferior, como do cólon ou reto. Também pode ocorrer em casos de sangramento volumoso do trato gastrointestinal superior, quando o trânsito rápido impede a digestão do sangue. Sangue vermelho vivo sugere uma fonte distal, enquanto sangue marrom ou misturado pode indicar uma fonte mais proximal.
Hematêmese: vômito de sangue vermelho vivo ou em "borra de café". Indica sangramento do trato gastrointestinal superior, como de úlceras pépticas ou varizes esofágicas. Sangue vermelho vivo sugere sangramento ativo, enquanto vômito em borra de café indica sangue que foi parcialmente digerido.
Referências:
- Srygley FD, Gerardo CJ, Tran T, Fisher DA. Does this patient have a severe upper gastrointestinal bleed?. JAMA. 2012.
Aproveite e leia
20 de Maio de 2024Infecções Oportunistas Associadas a Corticoides Sistêmicos
Corticoides estão relacionados a vários eventos adversos, entre eles as infecções. Em abril de 2024, a revista Clinical Infectious Diseases publicou um artigo sobre o risco de infecções oportunistas associadas ao uso crônico de corticoides. Este tópico traz os principais pontos da publicação.
19 de Setembro de 2022Polipílula no Pós Infarto Agudo do Miocárdio
O estudo SECURE, publicado no New England Journal of Medicine, avaliou a estratégia da polipílula em pacientes que haviam infartado recentemente. Vamos tentar desmistificar esse tema e trazer os resultados de um dos estudos mais debatidos no congresso da European Society of Cardiology (ESC) de 2022.
10 de Julho de 2023Revisão de Adenoma de Hipófise
Adenomas de hipófise são a causa mais comum de massas na sela túrcica, muitas vezes descobertos incidentalmente em ressonâncias de crânio. Em abril de 2023 o Journal of American Medical Association (JAMA) publicou uma revisão sobre adenomas de hipófise. Este tópico revisa a apresentação clínica, o diagnóstico e o tratamento dessa condição.