É uma maneira de quantificar o benefício de uma intervenção. Representa o número de pacientes que precisam ser tratados para prevenir um desfecho. Para calcular o NNT, utiliza-se a fórmula:
NNT = 1 / redução do risco absoluto
Por exemplo, se em um estudo 20% dos pacientes no grupo placebo tiveram um evento, enquanto 10% no grupo de medicação tiveram o mesmo evento, o NNT seria:
Redução do risco absoluto = 20% - 10% = 10%
NNT = 1/10% = 10
Isso significa que dez pacientes precisam receber a intervenção para que um evento seja evitado.
Valores de NNT mais baixos indicam que menos pacientes precisam ser tratados para obter o benefício desejado.
Numero Necessário para Tratar (NNT)
APROVEITE E LEIA:
Antidepressivos
Os antidepressivos formam uma classe de medicamentos diversa, usados mais comumente para tratar depressão e outras doenças psiquiátricas. O Brasil é um dos países mais atingidos por depressão e ansiedade e o uso dessas medicações cresce progressivamente. Esta revisão aborda a prescrição, efeitos colaterais, suspensão, troca e escolha entre os antidepressivos mais comuns.
Tratamento da Coronária Não Culpada no Infarto Agudo do Miocárdio
O tratamento do infarto agudo do miocárdio (IAM) envolve a revascularização da coronária acometida. Ainda há dúvidas sobre o manejo de estenoses em coronárias não envolvidas no IAM. O congresso da European Society of Cardiology (ESC) de 2023 trouxe resultados de dois estudos sobre esta situação. Este tópico revisa o tema e traz um resumo dos estudos.
Tratamento de Acne e Uso de Espironolactona
Acne é a principal causa de visitas a dermatologistas no Brasil. O tratamento pode envolver medicações tópicas ou sistêmicas. O estudo The Spironolactone for Adult Female Acne (SAFA), publicado em maio de 2023 no British Medical Journal, avaliou o uso da espironolactona para tratamento de acne em mulheres. Este tópico revisa a doença e traz os resultados do estudo.