A osmolalidade ajuda na avaliação do equilíbrio hídrico do corpo e da concentração de solutos no sangue. Ela é útil no diagnóstico de distúrbios relacionados ao sódio, glicose e equilíbrio hídrico, doenças renais e envenenamentos por pequenas moléculas.
A osmolalidade pode ser medida ou calculada. O cálculo é feito somando as concentrações de partículas osmoticamente ativas no sangue, como sódio e seus ânions associados, potássio, glicose e ureia. A fórmula para calcular a osmolalidade sérica é frequentemente aproximada pela equação: 2 Na (mEq/L) + Glicose/18 (mg/dL) + Ureia (mmol/L).
O gap osmolar sérico é a diferença entre a osmolalidade medida e a osmolaridade calculada. Uma diferença maior que 10 caracteriza um gap osmolar sérico aumentado e pode indicar a presença de solutos não incluídos no cálculo da osmolaridade, como em casos de ingestão de álcoois tóxicos.
APROVEITE E LEIA:
8 de Abril de 2024
Doença de Behçet
A doença de Behçet é uma vasculite inflamatória multissistêmica caracterizada por uma evolução com períodos de remissões e recidivas. A doença pode acometer artérias, veias e capilares de diferentes diâmetros. Esse tópico explora a doença, inspirado em duas revisões recentes publicadas no New England Journal of Medicine e Lancet em fevereiro de 2024.
14 de Agosto de 2023
Quando Iniciar Anticoagulação de Fibrilação Atrial Após AVC?
Nos pacientes com fibrilação atrial, os anticoagulantes são a principal medida para prevenir eventos embólicos. O momento ideal de início da anticoagulação após um AVC nestes pacientes não é claro. Em junho de 2023 um estudo publicado no New England Journal of Medicine buscou responder este questionamento. Este tópico revisa o tema e traz os resultados do trabalho.
22 de Janeiro de 2024
Características e Manejo de Pneumonia no Paciente Imunossuprimido
Pneumonia é a principal causa de morte causada por infecções e pacientes imunossuprimidos apresentam piores desfechos e maior mortalidade. Apesar disso, dados epidemiológicos e prognósticos em imunossuprimidos são escassos na literatura. Em janeiro de 2024, foi publicada uma coorte prospectiva na Open Forum Infectious Disease sobre pneumonia nessa população.