Padrão Ouro

O "padrão ouro" para diagnóstico refere-se ao teste ou referência considerado mais preciso para determinar a presença ou ausência de uma doença. O padrão-ouro específico varia conforme a doença em questão.

A utilidade de um padrão-ouro na avaliação de um novo teste diagnóstico está no seu papel como referência de comparação. Um padrão ouro, com sua precisão diagnóstica estabelecida, fornece um ponto de referência contra o qual o desempenho de um novo teste pode ser medido. Quando um novo teste diagnóstico é desenvolvido, sua sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo são frequentemente comparados aos do padrão-ouro para determinar se o novo teste fornece um diagnóstico preciso.


Referências:

  1. Cohen JF, Korevaar DA, Altman DG, Bruns DE, Gatsonis CA, Hooft L, Irwig L, Levine D, Reitsma JB, de Vet HC, Bossuyt PM. STARD 2015 guidelines for reporting diagnostic accuracy studies: explanation and elaboration. BMJ Open. 2016.

Aproveite e leia

8 de Dezembro de 2022

Caso Clínico #3

Homem de 71 anos, tabagista, vem ao pronto-socorro com tosse secretiva há 03 meses, febre, perda de peso e diversos tratamentos para pneumonia sem melhora.

6 de Novembro de 2023

Nova Definição de Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA)

A síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) é uma das principais causas de internação em UTI. Em julho de 2023 foi proposta uma nova definição global sobre SDRA. Esse tópico explica as mudanças, comentando as vantagens e desvantagens da nova definição.

8 de Julho de 2024

Bloqueador Neuromuscular na Intubação Orotraqueal

Os bloqueadores neuromusculares (BNM) são utilizados para indução de paralisia muscular na intubação de sequência rápida (ISR). Este tópico revisa o uso do BNM na ISR e novas evidências sobre a escolha de cada agente.