O "padrão ouro" para diagnóstico refere-se ao teste ou referência considerado mais preciso para determinar a presença ou ausência de uma doença. O padrão-ouro específico varia conforme a doença em questão.
A utilidade de um padrão-ouro na avaliação de um novo teste diagnóstico está no seu papel como referência de comparação. Um padrão ouro, com sua precisão diagnóstica estabelecida, fornece um ponto de referência contra o qual o desempenho de um novo teste pode ser medido. Quando um novo teste diagnóstico é desenvolvido, sua sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo são frequentemente comparados aos do padrão-ouro para determinar se o novo teste fornece um diagnóstico preciso.
Referências:
- Cohen JF, Korevaar DA, Altman DG, Bruns DE, Gatsonis CA, Hooft L, Irwig L, Levine D, Reitsma JB, de Vet HC, Bossuyt PM. STARD 2015 guidelines for reporting diagnostic accuracy studies: explanation and elaboration. BMJ Open. 2016.
Aproveite e leia
17 de Abril de 2023Pneumonia por Broncoaspiração: Posicionamento da British Thoracic Society
A British Thoracic Society (BTS) publicou um posicionamento em fevereiro de 2023 sobre pneumonia por broncoaspiração. O objetivo desse documento foi complementar as diretrizes de pneumonias dessa sociedade. Este tópico revisa o tema.
22 de Abril de 2024Bicarbonato na Doença Renal Crônica
Foi publicada em abril de 2024 a diretriz de doença renal crônica do Kidney Disease Improving Global Outcomes (KDIGO). Não houve recomendação de reposição de bicarbonato de sódio para acidose metabólica por ausência de ensaios clínicos grandes que embasam o uso. Essa mudança revisita a pergunta: será que tem evidência para uso do bicarbonato na doença renal crônica? Este tópico revisa o assunto.
12 de Dezembro de 2022Antibióticos Anti-Anaeróbios e Piores Desfechos Hospitalares
A microbiota intestinal tem um papel de proteção contra os germes patogênicos. O uso de antibióticos contra anaeróbios pode comprometer a microbiota nativa. Nessa linha, esse trabalho de outubro de 2022 publicado no European Respiratory Journal avaliou se a exposição a antibióticos anti-anaeróbios poderia levar a piores desfechos.