O peso predito (PP) é utilizado no contexto da configuração de volumes correntes para ventilação mecânica, com o objetivo de ajustar as configurações do ventilador ao tamanho pulmonar do paciente, em vez de seu peso corporal real.
Essa abordagem é baseada no conceito de que o tamanho do pulmão se correlaciona melhor com a altura do que com o peso corporal real, particularmente em pacientes com sobrepeso ou obesidade.
Essa medida é incorporada na ventilação protetora. Esta estratégia visa prevenir a lesão pulmonar induzida pelo ventilador, evitando a distensão alveolar excessiva e minimizando o barotrauma e o volutrauma.
Utiliza-se fórmulas que são projetadas para estimar o peso que corresponde ao tamanho pulmonar normal previsto para uma dada altura e sexo.
PP para homens = 50 + (altura - 152,4)x0,91
PP para mulheres = 45,5 + (altura - 152,4)x0,91
APROVEITE E LEIA:
7 de Outubro de 2024
Profilaxia Farmacológica de Enxaqueca
A enxaqueca é a cefaleia mais frequente nos atendimentos de emergência e uma das causas mais comuns de incapacidade no mundo (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30353868/). Um novo alvo para profilaxia da enxaqueca foi avaliado em um estudo no New England Journal of Medicine em setembro de 2024. Esse tópico revisa as opções terapêuticas e perspectivas futuras sobre o tema.
15 de Maio de 2023
Manejo da Agitação na Demência: Consenso da Associação Internacional de Psicogeriatria
Alterações comportamentais são comuns nos pacientes com doenças neurocognitivas. Esses sintomas são conhecidos pela sigla BPSD (Behavioral and Psychological symptoms of dementia). Neste tópico, vamos trazer o consenso de março de 2023 da Associação Internacional de Psicogeriatria (IPA, em inglês) sobre o manejo de um dos BPSD mais importantes do dia a dia do clínico: a agitação.
8 de Maio de 2023
Diretriz de 2023 de Prognóstico Neurológico Pós Parada Cardiorrespiratória
O prognóstico neurológico pós parada cardiorrespiratória (PCR) é um desafio comum na terapia intensiva. Em março de 2023, a Neurocritical Care Society publicou uma diretriz de recomendações para a avaliação do prognóstico neurológico em pacientes que permanecem comatosos após PCR. Revisamos este tema neste tópico.