Pill in the pocket significa, em uma tradução livre, comprimido dentro do bolso. O termo é utilizado nas situações em que o paciente toma um medicamento, caso necessário, em resposta à algum sintoma ou evento. Essa estratégia é estudada para cardioversão ambulatorial de fibrilação atrial, em pacientes selecionados, com flecainida ou propafenona. O paciente faz o uso do medicamento, em dose única oral, no início das palpitações. Após a ingestão, o paciente deve permanecer sentado ou deitado por pelo menos 4 horas ou até que o sintomas melhorem. Estudo encontrou que essa estratégia é segura e eficaz para pacientes selecionados, com baixa taxa de eventos adversos. É recomendado que a primeira cardioversão seja realizada em ambiente monitorado.
Referências:
- Alboni P, Botto GL, Baldi N, Luzi M, Russo V, Gianfranchi L, Marchi P, Calzolari M, Solano A, Baroffio R, Gaggioli G. Outpatient treatment of recent-onset atrial fibrillation with the "pill-in-the-pocket" approach. N Engl J Med. 2004.
Aproveite e leia
6 de Fevereiro de 2023Baclofeno para Transtorno por Uso de Álcool
A Cochrane publicou uma revisão em janeiro de 2023 sobre um novo propósito para o baclofeno: tratamento do transtorno por uso de álcool. Essa droga entra no restrito grupo de medicamentos com evidência de eficácia para essa condição que afeta milhões de pessoas no mundo.
4 de Dezembro de 2023Betabloqueadores para Hipertensão Arterial
Um dos pontos mais polêmicos do tratamento de hipertensão arterial é o uso de betabloqueadores. Inspirados pela nova diretriz da Sociedade Europeia de Hipertensão Arterial (ESH), disponível em novembro de 2023, trazemos hoje uma revisão sobre o tema. Será que tem evidência para usar betabloqueadores na hipertensão?
5 de Setembro de 2022Investigação e Tratamento de Hiperplasia Prostática Benigna
A Associação Canadense de Urologia lançou em agosto de 2022 uma nova diretriz de hiperplasia prostática benigna (HPB) e sintomas associados, os chamados LUTS (Lower Urinary Tract Symptoms). Esse documento traz conceitos e recomendações semelhantes às diretrizes europeia, também de 2022, e dos Estados Unidos, de 2021.