Pulsoterapia com Corticoide

Administração de altas doses de corticóide por um curto período de tempo, usualmente de forma intravenosa. O objetivo é atingir rapidamente uma ação anti-inflamatória e imunossupressora. Utilizado em situações de agudização de doenças crônicas inflamatórias ou autoimunes, como vasculites, esclerose múltipla e algumas síndromes nefróticas. A dose tipicamente varia de 500 mg a 1 g por dia de metilprednisolona endovenosa, por três a cinco dias.


APROVEITE E LEIA:

7 de Novembro de 2022

Piúria, Bacteriúria e Delirium

O diagnóstico de infecção do trato urinário (ITU) pode ser feito sem o exame de urina se os sintomas forem clássicos. Contudo, se os sintomas forem atípicos ou naqueles com dificuldade em demonstrar seus sintomas, existe dúvida sobre o papel dos exames de urina. Nesse contexto, trouxemos um estudo publicado em setembro de 2022 no American Journal of Medicine sobre a correlação entre piúria e bacteriúria.

8 de Maio de 2023

Rastreio de Câncer de Próstata

Um assunto muito debatido na literatura urológica é o rastreio de câncer de próstata. Neste tópico, trazemos o estudo GÖTEBORG-2 que avaliou o uso da ressonância magnética para selecionar a indicação de biópsias de próstata. Aproveitamos e revisamos o tema.

21 de Setembro de 2023

Caso Clínico #12

Homem de 50 anos com queixa de tontura de início súbito há 1 dia.