Razão de Verossimilhança

A razão de verossimilhança (em inglês likelihood ratio, LR) é uma medida utilizada para avaliar o desempenho de um teste diagnóstico. É definida como a razão entre a probabilidade de um determinado resultado do teste em indivíduos doentes e a probabilidade do mesmo resultado em indivíduos não doentes.

Existem duas formas principais de razão de verossimilhança:

Razão de Verossimilhança Positiva (LR+): Calculada como a sensibilidade dividida por (1 - especificidade). Representa quão mais provável é obter um resultado positivo no teste em indivíduos doentes comparado a indivíduos não doentes.

Razão de Verossimilhança Negativa (LR-): Calculada como (1 - sensibilidade) dividida pela especificidade. Representa quão mais provável é obter um resultado negativo no teste em indivíduos doentes comparado a indivíduos não doentes.

As razões de verossimilhança combinam sensibilidade e especificidade para fornecer um índice de desempenho do teste, independentemente da prevalência da doença na população. Podem ser aplicadas tanto a testes dicotômicos (positivo ou negativo) quanto a testes com múltiplos níveis de resultados.

Um LR entre 0,5 e 2 influencia pouco na probabilidade da doença estar presente. A partir desse valor, os LR podem ser arbitrariamente divididos da seguinte maneira:

  • LR+ ≥ 10: evidência forte para a presença da doença.
  • LR+ entre 5 e 10: evidência moderada para a presença da doença.
  • LR+ entre 2 e 5: evidência fraca para a presença da doença.
  • LR- entre 0,2 e 0,5: evidência fraca contra a presença da doença.
  • LR- entre 0,1 e 0,2: evidência moderada contra a presença da doença.
  • LR- ≤ 0,1: evidência forte contra a presença da doença.

Referências:

  1. Peng P, Coyle A. Likelihood Ratios for the Emergency Physician. Acad Emerg Med. 2018.
  2. Grimes DA, Schulz KF. Refining clinical diagnosis with likelihood ratios. Lancet. None.

Aproveite e leia

21 de Outubro de 2024

Diagnóstico e Erro Diagnóstico em Pneumonia Adquirida na Comunidade

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine em março de 2024 evidenciou uma alta taxa de diagnósticos inapropriados de pneumonia adquirida na comunidade em pacientes hospitalizados. Em agosto do mesmo ano, um artigo no Annals of Internal Medicine mostrou que mais da metade dos pacientes internados e tratados para pneumonia tem discordâncias entre o diagnóstico de admissão e o da alta. Este tópico aborda o diagnóstico e os erros diagnósticos de pneumonia adquirida na comunidade.

5 de Agosto de 2024

Diagnóstico de Espondiloartrites

Em janeiro de 2024, o Annals of the Rheumatic Diseases publicou novos resultados da coorte SPACE (SPondyloArthritis Caught Early). Esse estudo avalia as propriedades diagnósticas dos sinais, sintomas e exames complementares da investigação de espondiloartrites, especificamente nos pacientes com dor lombar crônica há menos de dois anos. O tópico “Diagnóstico de espondiloartrites" revisa o que são as espondiloartrites, a apresentação clínica e os principais exames complementares.