Realce leptomeníngeo é o achado radiológico de aumento da intensidade do sinal nas leptomeninges (pia e aracnóide) em exames de ressonância magnética pós-contraste. Este achado é indicativo de vários processos patológicos, incluindo inflamação, infecção ou metástase, que perturbam a barreira hematoencefálica ou líquor cefalorraquidiano, permitindo que os agentes de contraste vazem para estes tecidos normalmente impermeáveis.
O realce leptomeníngeo pode ser causado por várias condições, incluindo esclerose múltipla, síndrome de Susac, metástase leptomeníngea de tumores sólidos, doenças autoimunes e doenças infecciosas. A causa específica em um determinado paciente depende do contexto clínico e de outros achados.
Referências:
- Kurokawa R, Kurokawa M, Isshiki S, Harada T, Nakaya M, Baba A, Naganawa S, Kim J, Bapuraj J, Srinivasan A, Abe O, Moritani T. Dural and Leptomeningeal Diseases: Anatomy, Causes, and Neuroimaging Findings. Radiographics. 2023.
Aproveite e leia
13 de Junho de 2022Tromboembolismo no Paciente com Câncer
Em 2021 a American Society of Hematology publicou uma diretriz sobre tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes com câncer. Um tema comum na prática hospitalar e ambulatorial. Vamos checar as principais recomendações.
11 de Fevereiro de 2024Angiodisplasia do Trato Gastrointestinal
Angiodisplasia é uma anomalia vascular encontrada comumente no trato gastrointestinal. É causa frequente de sangramento digestivo baixo e anemia ferropriva em idosos. Dois estudos recentes avaliaram o octreotide e a talidomida no manejo de angiodisplasias. Este tópico revisa o tema e traz os resultados dos estudos.
23 de Outubro de 2023Coma Mixedematoso
Coma mixedematoso é uma apresentação extrema de hipotireoidismo, com alta mortalidade. Em abril de 2023, uma coorte retrospectiva publicada no Annals of Intensive Care avaliou as características clínicas de pacientes com esse diagnóstico. Esse tópico revisa o tema e traz os resultados do estudo.