Sobrediagnóstico

Neoplasias malignas podem ter comportamento imprevisível. Algumas podem se manter estáveis ou até regredir ao longo do tempo. Outras podem ter crescimento lento ao longo de muitos anos. No caso do câncer de mama, algumas lesões podem demorar até 5 a 10 anos para se manifestarem clinicamente. 

O sobrediagnóstico é a situação em que um câncer é identificado em um exame de rastreio, contudo essa neoplasia não levaria a repercussões em morbidade ou mortalidade ao indivíduo caso não tivesse sido descoberta. Esse cenário é especialmente comum no rastreio dos cânceres de mama, próstata e tireoide. 

Não podemos medir o sobrediagnóstico diretamente em estudos clínicos, porém podemos inferir sua presença, especialmente quando há uma elevação na taxa de diagnóstico da doença sem redução em sua mortalidade.


Aproveite e leia

17 de Abril de 2023

Acido Bempedóico para Dislipidemia

Um dos trabalhos que chamou a atenção no congresso do American College of Cardiology (ACC) de 2023 foi o CLEAR OUTCOMES que avaliou o uso do ácico bempedoico em pacientes que não toleram estatina. Este tópico revisa o que fazer nessa situação e traz o que o artigo agrega.

8 de Agosto de 2022

Encefalites

Encefalite é a inflamação do parênquima cerebral, em geral causada por infecção ou processo autoimune (pós-infeccioso, paraneoplásico ou idiopático). Apresenta clínica variável, desde alterações neurológicas focais até coma. Trazemos os principais pontos de uma revisão sobre a conferência da Encephalitis Society de dezembro de 2021.

12 de Setembro de 2022

Profilaxia de Tromboembolismo após Artroplastia Eletiva

A partir da década de 1960, as artroplastias começaram a ser feitas de maneira mais efetiva e duradoura. Com isso, percebeu-se um grande risco de tromboembolismo venoso (TEV) associado a artroplastias de quadril e joelho. O recente estudo CRISTAL, publicado no Journal of the American Medical Association, jogou luz nessa questão. Aproveitando a publicação, vamos revisar o tema.