Soluções balanceadas são soluções cristaloides cuja composição eletrolítica se assemelha mais ao plasma, ou seja, apresentam concentrações de sódio, potássio, cloreto e outros íons em proporções mais próximas às do líquido extracelular normal. Ao serem administradas por via intravenosa, tendem a promover um equilíbrio ácido-base mais estável. O soro fisiológico a 0,9% (salina normal) não é considerado uma solução balanceada e é mais rico em cloreto, podendo resultar em hipercloremia e distúrbios do pH se administrado em grandes quantidades.
Exemplos de solução balanceada:
- Ringer lactato
- Plasmalyte®
- Solução de Hartmann
Referências:
- Semler MW, Kellum JA. Balanced Crystalloid Solutions. Am J Respir Crit Care Med. 2019.
Aproveite e leia
7 de Novembro de 2022Piúria, Bacteriúria e Delirium
O diagnóstico de infecção do trato urinário (ITU) pode ser feito sem o exame de urina se os sintomas forem clássicos. Contudo, se os sintomas forem atípicos ou naqueles com dificuldade em demonstrar seus sintomas, existe dúvida sobre o papel dos exames de urina. Nesse contexto, trouxemos um estudo publicado em setembro de 2022 no American Journal of Medicine sobre a correlação entre piúria e bacteriúria.
4 de Dezembro de 2023Diretriz de Insuficiência Pancreática Exócrina
Insuficiência pancreática exócrina (IPE) pode ocorrer em diversas condições além da pancreatite crônica. Essa síndrome impacta a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes. Em novembro de 2023, a Associação Americana de Gastroenterologia publicou atualizações práticas sobre IPE. Este tópico aborda os principais aspectos de diagnóstico, manejo e acompanhamento.
22 de Maio de 2023Hidroclorotiazida na Prevenção de Cálculos Renais
Cálculos renais têm uma prevalência de 7 a 20%, sendo mais frequentes em homens. O cálcio é o componente principal dos cálculos e a hipercalciúria é a alteração metabólica mais comum nos pacientes com nefrolitíase. Diuréticos tiazídicos reduzem a excreção urinária de cálcio e podem ajudar a reduzir a incidência de cálculos renais. Em março de 2023, o New England Journal of Medicine publicou o estudo NOSTONE que avalia o uso da hidroclorotiazida na prevenção da nefrolitíase. Este tópico revisa a prevenção de nefrolitíase e traz os resultados do estudo.