Staphylococcus coagulase-negativo

Os Staphylococcus coagulase-negativo são um grupo de bactérias pertencentes ao gênero Staphylococcus que, diferentemente do Staphylococcus aureus, não produzem a enzima coagulase, responsável por coagular o plasma sanguíneo. Fazem parte da microbiota normal da pele e mucosas humanas, sendo, na maioria das vezes, comensais e não patogênicos. No entanto, em determinadas circunstâncias, como em pacientes imunocomprometidos ou com dispositivos, podem ser patogênicos com nas infecções associadas a cateter. Comumente são resistentes a meticilina. 

Uma exceção é o Staphylococcus lugdunensis. Apesar de ser um coagulase-negativo, tem comportamento semelhante ao Staphylococcus aureus. Assim, é recomendado que sejam tratados de forma semelhante ao S. aureus.

Exemplos de Staphylococcus coagulase-negativo:

  • Staphylococcus hominis;
  • Staphylococcus epidermidis;
  • Staphylococcus saprophyticus.

Referências:

  1. Argemi X, Hansmann Y, Riegel P, Prévost G. Is Staphylococcus lugdunensis Significant in Clinical Samples?. J Clin Microbiol. 2017.

APROVEITE E LEIA:

28 de Outubro de 2024

Infecções Associadas a Cateter Intravascular

As infecções associadas a cateter intravascular são complicações graves. Representam a segunda causa mais comum de infecção adquirida em UTI no Brasil, atrás apenas de pneumonia associada à ventilação mecânica. Essa revisão aborda os principais conceitos, diagnóstico, tratamento e prevenção de infecções associadas a cateteres intravasculares.