Técnica de Seldinger

A técnica Seldinger é usada para obter acesso seguro a vasos e órgãos ocos. É comumente utilizada para inserção de cateteres no sistema vascular, mas também é aplicada em outras intervenções.

A técnica envolve a introdução de uma agulha no vaso ou órgão desejado, seguida da inserção de um fio-guia através da agulha. A agulha é então removida e um cateter ou outro dispositivo é avançado sobre o fio-guia até a área alvo. Este método minimiza danos nos tecidos e permite uma colocação mais precisa do cateter ou dispositivo.


Aproveite e leia

5 de Agosto de 2024

Eletrocardiograma nos Distúrbios Eletrolíticos

Os principais distúrbios eletrolíticos que afetam o eletrocardiograma (ECG) são os distúrbios do potássio, cálcio e magnésio. Essas alterações vão desde achados clinicamente insignificantes até arritmias ameaçadoras à vida. O ECG fornece informações imediatas e respalda condutas de emergência, sem necessidade de aguardar os resultados laboratoriais. O tópico Eletrocardiograma nos Distúrbios Eletrolíticos revisa os principais achados eletrocardiográficos nestas condições.

6 de Junho de 2022

Abordagem à Elevação de Enzimas Hepáticas

Marcadores de lesão e função hepática são exames comuns dentro e fora do hospital. Aproveitando uma revisão recente, vamos aprofundar no assunto.

12 de Dezembro de 2022

Critérios de Classificação de Arterite de Células Gigantes

Em novembro de 2022, o American College of Rheumatology (ACR) e a European Alliance of Associations for Rheumatology (EULAR) publicaram uma atualização sobre os critérios de classificação de arterite de células gigantes. Vamos aproveitar a publicação para revisar o tema.