Tempestade Elétrica

Tempestade elétrica (TE) é caracterizada por instabilidade elétrica cardíaca com arritmias ventriculares recorrentes em um curto período de tempo. É uma emergência cardiológica e está associada a alta morbidade e mortalidade.

Em pacientes sem cardiodesfibrilador implantável (CDI), define-se TE como três ou mais episódios de taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular dentro de um período de 24 horas. Uma outra definição encontrada na literatura inclui a recorrência de taquicardia ventricular em menos de cinco minutos de uma taquicardia ventricular resolvida.

Em pacientes com CDI, a presença de três choques em 24 horas também caracteriza uma TE.

Acomete principalmente pacientes com histórico de cardiopatia estrutural ou com arritmias ventriculares prévias. 

Tempestade elétrica é diferente de taquicardia ventricular incessante (TVI). A TVI é definida por uma taquicardia ventricular que dura mais de uma hora apesar de terapias adequadas.


Referências:

  1. Kowlgi GN, Cha YM. Management of ventricular electrical storm: a contemporary appraisal. Europace. 2020.

Aproveite e leia

28 de Fevereiro de 2024

Caso Clínico #17

Uma mulher de 38 anos com episódios recorrentes de hipoglicemia sintomática.

6 de Março de 2023

Diagnóstico de Síndromes Mielodisplásicas

As síndromes/neoplasias mielodisplásicas (SMD) são um grupo de doenças da medula óssea cada vez mais compreendidas. Acompanhando essa evolução, o Journal of the American Medical Association (JAMA) e o New England Journal of Medicine (NEJM) lançaram revisões recentes sobre o tema. Esse tópico traz o entendimento atual sobre a causa e o diagnóstico desta entidade.

23 de Setembro de 2024

Diretriz de Doenças da Aorta - ESC 2024

A European Society of Cardiology (ESC) publicou em 30 de agosto de 2024 a nova diretriz de doenças da aorta e doenças arteriais periféricas. A doença arterial periférica foi abordada em "Doença Arterial Periférica: Diretriz AHA/ACC 2024". Este tópico é baseado na nova diretriz e revisa o diagnóstico, rastreio, tratamento e atualizações sobre aneurismas de aorta.