Tipos de Crise Epiléptica

As crises epilépticas podem ser classificadas como de início focal ou generalizado. Essa divisão tem influência na escolha do antiepiléptico.

  • Crise de início focal: início de atividade epiléptica em apenas um hemisfério cerebral. Tipo de crise mais comum do adulto. Podem ser subdivididas em perceptivas, quando a percepção do evento é mantida, e disperceptivas.
  • Crise de início generalizado: início de atividade epiléptica simultaneamente em ambos os hemisférios cerebrais.

A distinção de focal e generalizada é um julgamento que envolve a semiologia da crise, eletroencefalograma e outros exames. As crises são classificadas em relação à maneira que elas iniciam. Quando não existem informações suficientes para uma análise segura, a crise pode ser classificada como de início desconhecido.


APROVEITE E LEIA:

20 de Maio de 2024

Gamopatia Monoclonal de Significado Indeterminado (MGUS)

A gamopatia monoclonal de significado indeterminado (MGUS) é uma condição pré-maligna com risco de evoluir para neoplasia hematológica, principalmente mieloma múltiplo. A maioria dos pacientes com MGUS não progredirá para quadros neoplásicos, dificultando a escolha de quem se beneficiaria de investigação adicional. Em abril de 2024, foi publicado no Annals of Internal Medicine uma calculadora de risco para auxiliar na indicação de investigação medular nesses pacientes. Este tópico revisa MGUS e traz os resultados do estudo.

9 de Setembro de 2024

Extubação: Cuidados e Como Fazer

A falha de extubação possui uma incidência em torno de 15% e está associada a piores desfechos e aumento da mortalidade. O tópico “Extubação: Cuidados e Como Fazer” revisa o processo de extubação, incluindo avaliação neurológica, proteção de via aérea, testes respiratórios e outros passos para um procedimento adequado.

9 de Janeiro de 2023

Vasopressores e Corticoide no Choque Séptico

Choque séptico é a principal causa de morte nas UTIs do Brasil. Apesar da crescente conscientização e de diretrizes recentes como a do Surviving Sepsis Campaign (SSC) de 2021, há incerteza na literatura sobre quando iniciar vasopressores e corticoides. Em maio de 2022, foi publicada uma revisão sobre este assunto no Annals of Critical Care e aproveitamos para trazer os principais pontos.