As crises epilépticas podem ser classificadas como de início focal ou generalizado. Essa divisão tem influência na escolha do antiepiléptico.
- Crise de início focal: início de atividade epiléptica em apenas um hemisfério cerebral. Tipo de crise mais comum do adulto. Podem ser subdivididas em perceptivas, quando a percepção do evento é mantida, e disperceptivas.
- Crise de início generalizado: início de atividade epiléptica simultaneamente em ambos os hemisférios cerebrais.
A distinção de focal e generalizada é um julgamento que envolve a semiologia da crise, eletroencefalograma e outros exames. As crises são classificadas em relação à maneira que elas iniciam. Quando não existem informações suficientes para uma análise segura, a crise pode ser classificada como de início desconhecido.
Aproveite e leia
7 de Agosto de 2023Controle Farmacológico de Frequência Cardíaca na Fibrilação Atrial
O controle da frequência cardíaca na fibrilação atrial é parte essencial do manejo. O controle de frequência reduz a incidência de taquicardiomiopatia e diminui sintomas. Esse tópico do "como fazer" revisa o controle farmacológico de frequência cardíaca na fibrilação atrial.
12 de Dezembro de 2022Tratamento Farmacológico de Alzheimer
O estudo de fase III da nova droga para doença de Alzheimer, o lecanemabe, foi publicado no New England Journal of Medicine em novembro de 2022 e trouxe novas esperanças para o mundo das doenças cognitivas. Nesse tópico, vamos discutir as drogas já existentes e as novas que prometem alterar o curso da demência neurodegenerativa mais importante da medicina.
21 de Novembro de 2022Psilocibina para Depressão Resistente
Depressão resistente é um desafio de tratamento. Muitas pesquisas têm estudado os alucinógenos nesse contexto. Um estudo de fase 2 publicado em novembro no New England Journal of Medicine (NEJM) testou várias doses de psilocibina, um alucinógeno presente em cogumelos, para depressão resistente. Vamos revisar esse tema e ver os resultados do trabalho.