Tireotoxicose

Síndrome clínica causada pelo aumento dos hormônios tireoidianos. Causa sintomas de ativação adrenérgica (taquicardia, agitação, intolerância ao calor), perda de peso e febre.

Tireotoxicose e hipertireoidismo não são sinônimos. A tireotoxicose pode ser causada por aumento da função da glândula tireoide (hipertireoidismo), mas nem sempre essa é a causa. Administração exógena de hormônios tireoidianos e destruição da glândula, com consequente liberação de hormônios na circulação, são exemplos de causas de tireotoxicose sem hipertireoidismo.


Referências:

  1. Wiersinga WM, Poppe KG, Effraimidis G. Hyperthyroidism: aetiology, pathogenesis, diagnosis, management, complications, and prognosis. Lancet Diabetes Endocrinol. 2023.

Aproveite e leia

3 de Julho de 2023

Pré-oxigenação e Oxigenação Apneica na Intubação

Dessaturação e hipoxemia durante a intubação estão associadas a eventos adversos graves. Duas estratégias utilizadas para evitá-las são a pré-oxigenação e a oxigenação apneica. Em abril de 2023, um artigo sobre o uso de cateter nasal de alta fluxo na oxigenação apneica foi publicado no Annals of Intensive Care. Este tópico revisa o tema e traz os resultados do estudo.

20 de Março de 2023

Escore de Internação de Síncope

Vários escores já foram desenhados para estimar o risco de eventos adversos no paciente com síncope, porém nenhum é amplamente utilizado. Em abril de 2022, foi publicado no Annals of Internal Medicine o estudo BASEL IX uma grande coorte com validação externa do escore canadense de síncope. Este tópico traz os resultados do estudo e revisa a decisão de internar um paciente por síncope.

18 de Novembro de 2024

Atualização sobre a Nova Diretriz de Fibrilação Atrial da ESC 2024

O Congresso Europeu de Cardiologia, realizado em setembro de 2024, apresentou uma nova diretriz de fibrilação atrial, atualizando as recomendações previamente publicadas em 2020. Este tópico comenta as principais novidades do documento.