Tosse Aguda

Tosse aguda é definida como uma tosse que dura menos de três semanas. É um dos sintomas agudos que mais motiva a procura de assistência médica.

As causas mais comuns de tosse aguda incluem:

  1. Infecções virais do trato respiratório superior: bastante prevalentes, frequentemente chamadas de resfriado comum ou sinusites.
  2. Bronquite aguda: inflamação da traqueia e das grandes vias aéreas, tipicamente de origem viral e autolimitada.
  3. Pneumonia: menos comum do que infecções virais, mais ainda é uma causa significativa de tosse aguda.
  4. Exacerbações de condições preexistentes: asma e doença pulmonar obstrutiva crônica podem se agravar, levando à tosse aguda.
  5. Outras causas: menos frequentes, mas importantes, como embolia pulmonar e insuficiência cardíaca congestiva. Devem ser consideradas especialmente se a tosse for acompanhada de outros sintomas preocupantes.

A radiografia é utilizada na maioria das vezes para distinguir pneumonia, que resulta em opacidades sugestivas de inflamação do parênquima pulmonar, de infecções do trato respiratório superior e bronquite aguda, que tem a radiografia sem essas alterações.


Referências:

  1. Irwin RS, French CL, Chang AB, Altman KW, CHEST Expert Cough Panel*. Classification of Cough as a Symptom in Adults and Management Algorithms: CHEST Guideline and Expert Panel Report. Chest. 2018.
  2. Smith MP, Lown M, Singh S, Ireland B, Hill AT, Linder JA, Irwin RS, CHEST Expert Cough Panel. Acute Cough Due to Acute Bronchitis in Immunocompetent Adult Outpatients: CHEST Expert Panel Report. Chest. 2020.
  3. Kinkade S, Long NA. Acute Bronchitis. Am Fam Physician. 2016.

Aproveite e leia

21 de Outubro de 2024

Diagnóstico e Erro Diagnóstico em Pneumonia Adquirida na Comunidade

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine em março de 2024 evidenciou uma alta taxa de diagnósticos inapropriados de pneumonia adquirida na comunidade em pacientes hospitalizados. Em agosto do mesmo ano, um artigo no Annals of Internal Medicine mostrou que mais da metade dos pacientes internados e tratados para pneumonia tem discordâncias entre o diagnóstico de admissão e o da alta. Este tópico aborda o diagnóstico e os erros diagnósticos de pneumonia adquirida na comunidade.