Valor Preditivo Negativo e Positivo

O Valor Preditivo Negativo (VPN) é a probabilidade de que indivíduos com um resultado negativo no teste diagnóstico realmente não tenham a condição ou doença em questão. O VPN indica a proporção de verdadeiros negativos (pessoas que não têm a doença) em relação ao total de resultados negativos (verdadeiros negativos mais falsos negativos). Um VPN alto sugere que um resultado negativo no teste é altamente confiável para excluir a doença.

O Valor Preditivo Positivo (VPP) é uma medida que indica a probabilidade de que indivíduos com um resultado positivo em um teste diagnóstico realmente tenham a condição ou doença que o teste visa detectar. Quanto maior o VPP, maior a probabilidade de que um resultado positivo do teste realmente indique a presença da doença.

Ambos, VPP e VPN, são influenciados pela prevalência da doença na população estudada. A prevalência alta tende a aumentar o VPP (mais resultados positivos verdadeiros) e diminuir o VPN (mais falsos negativos possíveis), enquanto uma prevalência baixa tem o efeito oposto, aumentando o valor do VPN e diminuindo o VPP.

Imagem Glossário - Valor Preditivo Negativo e Positivo

APROVEITE E LEIA:

28 de Outubro de 2024

Infecções Associadas a Cateter Intravascular

As infecções associadas a cateter intravascular são complicações graves. Representam a segunda causa mais comum de infecção adquirida em UTI no Brasil, atrás apenas de pneumonia associada à ventilação mecânica. Essa revisão aborda os principais conceitos, diagnóstico, tratamento e prevenção de infecções associadas a cateteres intravasculares.

26 de Agosto de 2024

Doença Arterial Periférica: Diretriz AHA/ACC 2024

Em junho de 2024, o American College of Cardiology (ACC) e a American Heart Association (AHA) publicaram uma diretriz sobre manejo da doença arterial periférica. Esse documento substitui a diretriz de 2016. Esta revisão aborda a apresentação clínica, diagnóstico e tratamento dessa condição com base nessa nova publicação.