Volume Expiratório Forçado no Primeiro Segundo - VEF1

O Volume Expiratório Forçado no Primeiro Segundo (VEF1) é uma medida nos testes de função pulmonar que quantifica o volume de ar que uma pessoa pode expirar com força no primeiro segundo de uma respiração forçada. É um parâmetro importante no diagnóstico e monitoramento de doenças pulmonares obstrutivas, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O VEF1 responde à terapia broncodilatadora, com melhorias no VEF1 frequentemente usadas como um marcador de eficácia do tratamento na asma e na DPOC.

O VEF1 é uma medida padrão na espirometria, e é frequentemente avaliado em relação à Capacidade Vital Forçada (CVF) para derivar a relação VEF1/CVF, que pode indicar a presença de obstrução das vias aéreas. Uma relação VEF1/CVF reduzida, mesmo quando o VEF1 está dentro da faixa normal, pode predizer morbidade e mortalidade em pacientes com doenças respiratórias.


Referências:

  1. Miller MR, Hankinson J, Brusasco V, Burgos F, Casaburi R, Coates A, Crapo R, Enright P, van der Grinten CP, Gustafsson P, Jensen R, Johnson DC, MacIntyre N, McKay R, Navajas D, Pedersen OF, Pellegrino R, Viegi G, Wanger J, ATS/ERS Task Force. Standardisation of spirometry. Eur Respir J. 2005.

APROVEITE E LEIA:

31 de Julho de 2023

Asma - GINA 2023

Aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo têm asma. Anualmente o Global Initiative for Asthma (GINA) publica suas diretrizes para orientar o tratamento da doença. Essa revisão traz os principais pontos da diretriz publicada em 2023.

19 de Dezembro de 2022

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - GOLD 2023

Anualmente, o Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) lança diretrizes de tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A última revisão do ano de 2022 do Guia é sobre o GOLD 2023, revisando os conceitos importantes e trazendo as atualizações de DPOC.